A importância de usar ilustrações de forma correta.

30.03.2017

Temos observado nas últimas décadas a crescente utilização de imagens como instrumento de comunicação em diferentes setores da sociedade. As novas tecnologias para aquisição, tratamento e transmissão de imagens digitais têm elevado sensivelmente a qualidade das representações obtidas e tornado esse processo mais ágil e dinâmico. Da mesma forma, o advento do sinal digital, das imagens em alta definição e o aumento da portabilidade dos aparelhos capazes de gerar imagens, pode ser apontado como fator de incentivo a crescente utilização desta forma de linguagem.

 

            Todas essas transformações chegam rapidamente à escola. Assim, os projetores multimídia, as lousas digitais, os tablets, os ipads e até mesmo os smartphones são ferramentas de trabalho presentes em muitas instituições de ensino. Por serem facilitadores da produção e reprodução de representações gráficas, tais instrumentos vêm contribuindo de forma decisiva para crescente utilização desta forma de linguagem para fins educacionais. Porém, é curioso notar que apesar desta nova perspectiva, o livro texto permanece sendo o recurso didático mais utilizado no ensino formal, sendo que nos últimos anos ele também vem experimentando sensíveis transformações no que se refere ao uso de imagens impressas e digitais.

 

            Tendo em vista o protagonismo do livro didático no ensino formal, o papel crucial das representações gráficas para a compreensão de conteúdos didáticos e a deficiência na formação docente quanto à produção, leitura e utilização dessa forma de linguagem em sala de aula, se propõe oficinas de formação continuada para professores que atuam em diferentes níveis educacionais.

 

            Vale destacar que esta proposta é fruto de uma ampla instigação de doutorado que envolveu a análise de imagens de livros didáticos de quatro países distintos (Brasil, Espanha, Itália e Portugal) e entrevistas com profissionais vinculados ao processo editorial destes materiais nos países citados. A tese resultante da investigação recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Teses 2016, premiação da Fundação Carlos Chagas em uma cerimônia de gala em Brasília e foi primeira tese defendida em regime de cotutela na UNICAMP, conferindo ao pesquisador duplo título de doutorado.

 

A Casapapel Gráfica Editora e Marketing Digital, em conjunto com o Prof. Dr. Edson Roberto de Souza, está disponibilizando palestras /oficina, conforme a necessidade de cada seguimento.

 

Segue alguns tópicos apresentados no caso de instituições de ensinos:

 

  • Fundamentação teórica:

- Papel da imagem para a construção da realidade;

- Importância da imagem na construção do conhecimento;

- Categorização dos tipos de imagens utilizados para fins didáticos;

- Problemas gerados pela utilização inadequada das imagens;

- Boas práticas no uso de imagens.

 

  • Prática:

- Análise de representações gráficas em materiais didáticos;

- Elaboração de imagens para materiais didáticos;

- Lendo e ensinando o aluno a ler imagens.

 

Para maiores informações sobre a investigação consulte os links abaixo:

(Jornal da Unicamp, Ano XXX – Nº 648, de 07 a 13 de março de 2016)

(Programa “Fala Doutor” da UNIVESP TV/ TV CULTURA em 15 de março de 2015).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts  
 Recentes 

16.01.2017

Please reload

2017 -                          - gráfica e marketing digital

  • Facebook
  • Twitter
WhatsApp_Logo_1.png
Google_Meu_Negócio.png